Diário da Raposa #6 Por mais personagens como Katniss Everdeen

novembro 25, 2015

Olá Leitores!

Faz um tempo desde o último post nessa coluna, mas a onda de posts em todos os lugares sobre o último filme da saga Jogos Vorazes me inspirou para escrever esse aqui.

Quem acompanha o blog por tempo suficiente deve saber bem como me sinto em relação a personagens principais femininas de livros ou filmes.

Para quem não sabe, eu sempre defendi que o mercado literário já está meio saturado de mocinhas indefesas, que sempre dependem de um homem para se defender.. Aliás, para tudo o que elas fazem...

E não vou ser hipócrita em dizer que eu nunca curti uma estória com uma personagem assim. Mas, ainda assim, eu estou cansada de ver esse padrão se repetindo toda hora.

Então, defendo com unhas e dentes personagens como a Katniss.

Imagino que vocês a conheçam, mas caso não ela é uma garota de 17 anos que passa por muita coisa, é usada de muitas maneiras, vê seus amigos e pessoas mais íntimas sofrendo ou morrendo e, ainda assim, luta.

Acredito que esse tipo de personalidade, ainda que fictícia, inspira as pessoas. E não estou falando apenas de mulheres aqui. Mas sim, as mulheres devem ser o grande foco deste tipo de personagens, pois já está mais do que na hora de nos unirmos a nosso favor.

O que eu quero dizer com tudo isso é que modelos assim nos inspiram a sermos mais confiantes, auto suficientes, corajosas. Nos ajudam a perceber a força que temos e que podemos lutar pelas coisas em que acreditamos.

É claro que nada disso é fácil quando, ao sair na rua ouvimos mil e uma coisas escrotas ditas por seres escrotos. Mas nada nessa vida é fácil, afinal de contas.


You Might Also Like

23 comentários

  1. Olá!

    Quanto às personagens femininas independentes, faz falta mesmo. Quanto à Katniss, não a conheço porque não li, mas acredito que, se ela é madura e independente com apenas 17 é porque ela vive em um mundo um tanto inóspito. Reles mortais de 17 anos ainda são bem dependentes...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Raissa,
    Sua visão sobre essas mocinhas dependentes é boa e muito válida. É claro que em algum momento a gente vai conhecer alguma e vai simpatizar, mas se nos deparamos com uma mulher de personalidade, o efeito que tem sobre nós é muito mais do que simplesmente "simpatizar".
    Eu não conheço a Katniss, rs, mas já gostei bastante da sua descrição resumida sobre ela. Certamente personagens assim são muito inspiradoras!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Você falou tudo Raíssa,
    Falta personagens femininos com personalidade forte. Espero que os autores pensam mudar essa situação e que apareça mais Katniss para incentivar nossas leituras.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raíssa! Tudo bem? Eu já me cansei das donzelas indefesas há tempos, então fico muito feliz quando encontro uma Katniss Everdeen ou uma Amy Elliot Dunne (Garota Exemplar), uma Libby Day (Lugares Escuros), uma Camile Preaker (Objetos Cortantes) e um Jessica Jones por aí! Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah amei a publicação de hoje! Concordo plenamente com você, a Katniss é uma personagem inspiradora! Vou sentir falta dela haha
    Um beijo

    Dicas para Todas
    Sorelle di Vita - Loja online

    ResponderExcluir
  6. Eu amo a Katniss. Nos livros e no filme ela é maravilhosa, e neste ultimo então deu até arrepios as cenas dela!
    Adorei o post, muito bom <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  7. Uauuuu! Isso mesmo! Precisamos de mais personagens fortes e corajosas como a Katniss. O mercado de livros realmente saturou a gente de mocinhas frágeis e indefesas.

    Parabéns pelo post.
    um beijo,
    surewehavablog.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Raíssa!
    Eu admiro muito a força da Katniss. Sei que ela é meio grossa e seca na maior parte do tempo, mas concordo com seu ponto de vista. Por mais Katniss no mundo, não só na literatura. _lll_
    Sabe que eu gostei desse post? Foi muito bem pensado! Katniss inspira as pessoas mesmo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    A Katniss é uma personagem inspiradoras e uma das mais queridas por mim,
    ela passou por tanta coisa que até esqueço que ela é tão jovem, uma personagem tão forte.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de toda a construção feminina de Jogos Vorazes, não só da figura da Katniss. Acho que a autora foi muito feliz na forma como representou a mulher em todas as suas facetas. E sim, precisamos de, não só personagens, mas também mulheres como ela.

    Ainda não vi o último filme, mas quero muito conferir.

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Tambem gosto de personagens fortes como a Katniss.
    Até porque ninguem merece aquelas personagens lerdas e cegas ao seu redor.
    Adorei o post.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu ainda não li os livros, apenas vi os filmes, mas Katniss é um personagem forte, decidida, que enfrenta tudo e mais um pouco. Confesso que já não aguento mais as mocinhas fraquinhas e indecisas, que não sabem o que querem da vida. Simplesmente elas me irritam.
    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  13. Katniss <3 Mais do que Katniss só a Suzanne.

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  14. Eu amo a Katniss, ela me inspira realmente. Adoro personagens femininas fortes assim como ela e como a Tris de Divergente. Mas a Katniss em especial foi revolucionária <3 Ainda to na bad por conta do final de tudo, depois que saí da sala de cinema em A Esperança, O Final, eu percebi que não tem mais história pra esperar ): Hunger games é minha saga preferida.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  15. Raissaaaaa
    Adorei o post, afinal, eu adoro a Katniss.
    Tudo bem que ela é meio reclamona e tals, mas está perdoada porque a vida dela não é fácil.
    Acho que a fase de personagens femininas indefesas já passou, nem Disney faz isso mais.
    Ainda bem que na literatura (e agora consequentemente no cinema) as personagens estão mais fortes, modernas e independentes. EU NÃO PRECISO DE HOMEM PARA SER FELIZ é a melhor mensagem que passam, né?
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  16. Katniss é sem dúvidas inspiradora. Também estou saturada de mocinhas indefesas, este tempo passou. Ótima postagem. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Raíssa!
    Eu sei que já comentei aqui e você já respondeu a TAG, na verdade, criou, mas eu queria te falar que selecionei o "O Outro Lado da Raposa" na TAG Blog Amigo Awards, não podia te deixar de fora. Gosto muito do blog.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Adorei o texto, a personalidade da Katniss é realmente inspiradora.
    Lendo os livros, aprendi muito com a personagem!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii, tudo bem???
    Gostei da postagem. Com toda a certeza faltam mulheres fortes na literatura. Na atual então.... aiaiaiaiia
    Mas as vezes nos deparamos com elas, e é muito bom <3
    Particularmente, só curto a Katnis dos filmes. Achei ela muito forte e poderosa nos filmes. Mas achei ela tão influenciável nos livros :P
    Não consigo suportar o epílogo do último livro. Espero com todo o coração, que o filme seja diferente. Ainda não consegui ver :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Raissa! Bem verdade tudo que citou em sua postagem, no entanto isso de mocinha indefesa esta mais nos livros, porque na vida real nós temos que lutar mais e mais, pois muitas das vezes os homens não ligam muito para defender uma mulher.
    Também me canso de ver mocinhas que sempre precisam de um homem do lado para se sentir bem, pois temos que nos sentir bem como nós mesmas.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  21. Oi, Raíssa.
    Penso assim também.
    Acho que está faltando mais personagens femininas fortes e determinadas como Katniss.
    A Tris de Divergente também poderia se encaixar no perfil.
    Chega de mocinhas submissas e sem opinião própria!
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  22. Katniss é uma personagem eterna e repleta de admiradores! <3
    A única coisa que me deixou "meio assim" com ela no livro foi a atitude no final, a autora descaracterizou um pouquinho toda essa postura dela =/
    Mas sim, campanha apoiada! #porummundocommaiskatnisseverdens
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blospot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Raissa, tudo bem contigo ???
    Super apoio o seu texto, precisamos e muitas outras personagens como a Katniss, mas não apenas como ela, acredito que precisamos de todos os tipos de personagens, precisamos mostrar que não existe nada de errado em ser diferente, em ser quem somos, em lutar pelo que achamos importante e por nossos direitos.
    Acho a Katniss um simbolo muito bonito, afinal, ela é o Tordo !!! Mas confesso que quando posso escolher uma personagem para me representar sempre escolho a Lisbeth. *-*

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com