Autopiedade
agosto 11, 2014
A famosa dó de si mesmo, não é a melhor maneira de enfrentar problemas e nem a mais madura.
Quando muitas coisas ruins acontecem em nossas vidas algumas vezes temos o péssimo hábito de nos lamentar e ficar perguntando: Por que comigo?
Mas essa não é nem de longe a atitude que devemos ter para chegar a uma solução, de fato.
Não estou dizendo que isso nunca aconteceu comigo, na verdade, lamento dizer que já senti dó de mim mesma, até mesmo quando alguém disse alguma coisa negativa sobre mim.
Eu, infelizmente, já tive a imatura atitude de quando fui criticada dizer: Mas e fulano? Ele também errou!
A questão é que não importam os outros, temos que corrigir nossas próprias atitudes, e lidar com criticar com mais maturidade.
Sei que é fácil falar, porém difícil mesmo é admitir o erro e tentar consertá-lo. Pedir desculpas e tentar novamente.
Nem sempre temos uma segunda chance, então quando ela surge é importante saber usá-la. Melhor ainda seria aprender com os erros de outros, mas isso já é uma tarefa mais complicada.
Enfim, o que vejo muitas vezes são pessoas reclamando da situação em que estão, porém nunca fazendo nada para mudar.
Então eu me sensibilizo e dou conselhos, tento me colocar no lugar da pessoa para não dizer besteira. Mas nada disso adianta, parece que o que as pessoas querem é apenas reclamar e terem pena de si mesmas.
Não sou perfeita, mas se tem uma coisa que eu tento ao máximo não fazer, é pedir o conselho de alguém e nem ouvir direito o que me disseram.
Acho que se for pra pedir ajuda, que peça com a intenção de realmente ouvir o conselho e se considerar coerente, segui-lo.
Pior do que estar numa situação ruim é insistir em ficar nela.
Nem sempre temos uma segunda chance, então quando ela surge é importante saber usá-la. Melhor ainda seria aprender com os erros de outros, mas isso já é uma tarefa mais complicada.
Enfim, o que vejo muitas vezes são pessoas reclamando da situação em que estão, porém nunca fazendo nada para mudar.
Então eu me sensibilizo e dou conselhos, tento me colocar no lugar da pessoa para não dizer besteira. Mas nada disso adianta, parece que o que as pessoas querem é apenas reclamar e terem pena de si mesmas.
Não sou perfeita, mas se tem uma coisa que eu tento ao máximo não fazer, é pedir o conselho de alguém e nem ouvir direito o que me disseram.
Acho que se for pra pedir ajuda, que peça com a intenção de realmente ouvir o conselho e se considerar coerente, segui-lo.
Pior do que estar numa situação ruim é insistir em ficar nela.
Então é isso amigos! E vocês o que acham sobre o tema?
28 comentários
Oii,
ResponderExcluirEu até tenho um rascunho sobre isso, mas nem postei ainda. é um bom tema...
Gostei do seu post e acho que amadurecemos sempre com o passar dos anos e nossos erros, então sempre vamos encontrar algo que já fizemos e temos uma certa vergonha. É algo que temos que lutar diariamente para não acontecer mais.
Acho que sentir dó de si mesmo é algo tão natural que nem percebemos quando estamos fazendo isso.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Essa frase que encerrou o texto é perfeita. Muitas pessoas precisavam ler e se texto para se tocar que é preciso balançar a poeira e dar a volt apor cima pois ficar com pena e estagnado não adianta nada. Tenha uma semana abençoada, beijos!
ResponderExcluirBlog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirTambém já passei por diversas situações de autopiedade, realmente é complicado. Mas, pior que isso é quando a pessoa te pede conselhos, vc aconselha e a pessoa simplesmente repete o erro! Aí dá mais raiva!
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
gostei dessa reflexao,tds as pessoas, inclusive nós erramos. nao podemos ficar paralisados com pena de nós msm, temos que seguir em frente, cabeça erguida nessa segundona ;)
ResponderExcluirwww.tofucolorido.blogspot.com
insta: liviaalli
Oi rai tudo bem? primeiramente parabéns pela parceria com a Chiado ^^
ResponderExcluirSobre o texto concordo com vc, existem pessoas que gostam de que os outros sintam pena de suas situações e não fazem nada para mudar, ou quando a solução esta bem diante dos seus olhos, preferem fecha-los. Eu não tenho mais paciência com este tipo de gente
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Adorei a reflexão.
ResponderExcluirEu também já tive muita dó de mim mesma e como você disse disse no fim do texto eu insistia em ficar na situação ruim na qual estava, era como se eu já tivesse um "apego" com as lástimas.
Ainda bem que com o tempo eu fui mudando e é muito importante refletirmos e também ajudar outras pessoas a pensarem nesse tipo de coisa.
Beijos.
infinitafeminice.blogspot.com
Ótimo texto! Auto piedade em excesso deixa a pessoa cada vez mais para baixo, mas na fossa, e mais longe de sair da situação ruim, seja qual for!
ResponderExcluir━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━
Concordo com a forma que abordou o tema.
ResponderExcluirJá pensei em pegar um tema e aborda-lo assim, mas não sei, acho que talvez em certas assuntos não conseguiria de fato dá uma opinião consistente, uma opinião definitiva, enfim. Até mais. https://www.youtube.com/watch?v=hwn_rsajfzk
É um ótimo texto, a frase que usou pra encerrar o post é ótima, resume tudo!
ResponderExcluirBeijos, Ana do dia
Preciso realmente comentar esse post ? Huhahuaa.
ResponderExcluirSó com essa única frase vc já matou a pau: "Pior do que estar numa situação ruim é insistir em ficar nela."
Serviu legal heim hehehe.
Bjo Raaa !
| O Blog Que Não é Blog |
| Sorteios Na Web |
Eu adorei o tema! Acho que temos que ter uma postura justa e digna, porém isto requer um pouco de força e auto- confiança. Nem sem temos não é? Parabéns pelo post muitoooooo bommmm. Beijos da baiana
ResponderExcluirwww.mulhersuperfashion.com
Ótimo texto, eu sempre tive a imaturidade de dizer "Mas e fulano? Ele também errou!" assim como você, mas como você disse que a questão é que não importam os outros, que temos que ter mais maturidade. Amei o texto, a ultima frase foi realmente maravilhosa.
ResponderExcluirhttp://prazerjessica.blogspot.com.br/
Ameii o texto , amore !
ResponderExcluirEu já tive muitos problemas com bullying e esse tipo de coisa e sempre ficava me colocando mais para baixo ainda , chegou uma hora que eu também senti dó de mim mesma , e durante anos e ainda hoje vivo me lastimando. Amei seu texto , me fez refletir sobre várias coisas !
Beijinhos :3
http://creativitymakeup.blogspot.com.br/
Concordo! Pior do que errar e ficar na pior é insistir nesse erro.
ResponderExcluirquero avisar também que te indiquei para uma tag lá no meu blog:
http://thoughts-little-princess.blogspot.com.br/2014/08/tag-conhecendo-blogueira.html
Me identifiquei com o texto e estava muito precisando ler ele.
ResponderExcluirBjos
http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/
Concordo muito com você sobre tudo que escreveu!!
ResponderExcluirInfelizmente, quando erramos temos que ser maduros o suficiente para aceitar, levantar a cabeça e tentar fazer novamente da maneira certa!
Não adianta nada ficarmos nos martirizando, porquê eu, porquê eu??
Tudo acontece por alguma razão...o importante é sempre enxergar o lado bom das coisas!!
Um beijo, Bá.
http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br
♥
"Nem sempre temos uma segunda chance, então quando ela surge é importe(seria Importante?)... " Gostei da sua reflexão.
ResponderExcluirSim, obrigada!
ExcluirOi Rai,
ResponderExcluirExcelente texto!
O mundo está cheio de pessoas que só reclamam e reclamam da vida.
E às vezes vocês está num super alto astral e essas pessoas te puxam pra baixo.
Eu tenho me afastado de pessoas assim porque não trazem nada de bom pra mim.
Quando são meus amigos eu tento chacoalhá-los, se não funcionar, espero que eles mesmos percebam o poço em que se encontram.
Beijos,
Mari Siqueira
http://loveloversblog.blogspot.com
Gostei da reflexão :)
ResponderExcluirAdorei o Post!
Cecilia Mesquita, xxx
http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/HimitsuBlog
(se curtir é só avisar que eu retribuo ♥)
Acredito que o sentimento de autopiedade é normal ao ser humano. Tooooodo mundo já experimentou, acredito, que mais de uma vez esse sentimento, principalmente quando as coisas ficam mais do que difíceis de se enfrentar. Lidar com esse sentimento para não deixar que ele nos consuma e nos atrapalhe é muito importante, é fundamental! Gostei da sua colocação no assunto. Parabéns pelo post! Beijinhossss
ResponderExcluirPalavras da Gaveta
Murmuração e autopiedade e uó, confesso que já pratiquei e me arrependo. Eu acho que em todo momento difícil podemos achar um lado bom e nos erguer de novo.
ResponderExcluirBeijos, :)
Menina Flor
Adorei o texto!!!
ResponderExcluirMelhor frase: Pior do que estar numa situação ruim, é permanecer nela!!
Amei amei amei!
Bjs
www.garotadebotas.com
Adorei! Estou seguindo seu blog
ResponderExcluirwww;juyasbeck.blogspot.com
O 8° paragrafo diz tudo, é sempre assim, você se coloca no luar da pessoa e por mais que você se esforce, ela ainda continua fazendo-se de vitima, isso cansa. E esse texto etá peritamente fabulosa, eu adorei ler ele de cima a baixo e garanto que serviu de inspiração e conselho pra muitos!
ResponderExcluirXOXO :D
Joven Clube | Clique aqui :)
Preciso dizer mais algo sobre esse texto???. #refletindo aki
ResponderExcluirTexto maravilhoso você arrasa a cada texto.
ResponderExcluirBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Raíssa-sua-linda,
ResponderExcluirAdoro seus textos. Eles sempre abordam temas que nos provocam. Sentir dó de si mesmo é um comportamento bastante comum, até para os mais racionais. Há vezes que não conseguimos lidar com as dificuldades, principalmente quando parece inevitáveis.
Acho que não devemos condenar esse tipo de sentimento, por ser tão natural, mas decidir o que fazer com ele. Podemos lamentar e nada mudar, ou lamentar enquanto tentamos mudar. Eu acho que seria um exagero exigir de alguém sofrendo que lide com isso de uma forma otimista, sorridente e até divertida. Nem sempre conseguimos, ponto. O importante é tentar resolver as situações incômodas, se com dó ou não de si mesmo… isso pouco fará diferença. Outra questão é: pode sentir dó de si mesmo, mas não expresse isso com frequência. Não lembre o fato. Não se torne aquela vítima do acaso. As pessoas sentirão antipatia por você e não encontrará forças para mudar se estiver tão concentrado na autopiedade. Reconhecer o que fazemos que, sem querer, cria ou mantém os problemas é a atitude madura.
Beijo carinhoso, flor!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Obrigada por me visitar!
Beijos.
contatoooldr@outlook.com